top of page
1J7A4342_edited.jpg

Ações
Ambientais

Arte fundamental de nosso trabalho é garantir a preservação e o equilíbrio socioambiental do loteamento de Itamambuca e seu entorno.

Além do cuidado com os recursos naturais, nossas ações

ambientais visam lidar com a proteção e regeneração das espécies nativas de nossa restinga e vegetação de praia (o Jundu).

Abaixo, conheça algumas de nossas principais iniciativas!

Eventos, campanhas e iniciativas

Preservação ambiental e regeneração da mata nativa

Coleta seletiva de lixo

Coleta de resíduo verde

MISSÃO

Galeria de imagens | Agrodop

Agrodop

A empresa de consultoria ambiental coordena e apoia as principais ações ambientais realizadas pela SAI.

Para o ano de 2022, os principais objetivos são: restaurar e fortalecer nossos corredores ecológicos; elevar o “status” de proteção do patrimônio ambiental; preservar a biodiversidade; proteger a praia; contribuir para a regulação térmica e climática; garantir o direito ao bem-estar das presentes e futuras gerações; promover educação ambiental.

> Saiba mais

PGA Itamambuca

Numa iniciativa inédita e histórica, todos os envolvidos e principais interessados na preservação de nossas águas se uniram para trabalharem juntos e de maneira estruturada para identificar as fontes de problemas dentro de seus bairros e encontrar as soluções caso a caso.

Iniciado em 2009 em parceria com a Associação dos Amigos e Moradores de Itamambuca (SAMITA), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), o projeto trouxe diretrizes para o saneamento da bacia de Itamambuca, envolvendo membros de todas as associações de moradores dos bairros que compõem a nossa bacia: Morro do Tiagão, Sertão de Itamambuca, Casanga, Ranário, Indaiá, Vila, Recanto Itamambuca, Asa Branca e Loteamento.

> Saiba mais

Galeria de imagens | PGA
Galeria de imagens | Preservação do Jundu

Preservação
do Jundu

A SAI cerca e refloresta as áreas mais atingidas pela degradação na orla a fim de promover a  recuperação do jundu, vegetação nativa fundamental para a manutenção das características originais da praia, bem como a dinâmica das marés e o fundo que favorece a formação das ondas perfeitas para o surf.

Pedimos a todos que não pisem, não façam seus dejetos, não joguem lixo nem coloquem pranchas, roupas e outros objetos sobre o jundu!

> Saiba mais

Galeria de imagens | Coleta Seletiva & Resíduo Verde

Coleta Seletiva
& Resíduo Verde

Duas ações diárias da SAI que dão novos rumos ao lixo produzido no bairro.

Visando reduzir o impacto ecológico do bairro de Itamambuca, a SAI participa ativamente dos seguintes programas:

- Coleta Seletiva. Moradores e frequentadores são incentivados a separar os recicláveis e levá-los ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

- Coleta de Resíduo Verde. Além de orientar os associados a reaproveitar folhas e poda de jardim em composteiras caseiras, a SAI recolhe o resíduo verde para dar um destino correto e evitar o descarte inadequado.

> Saiba mais

bottom of page